ESTUDO DAS CÉLULAS 13/07/2025 (Semana de 14 a 20 de julho de 2025)
- Junior Sousa
- 17 de jul.
- 3 min de leitura
TEMA DA PALAVRA: Seja abençoado em meio à tribulação
Mensagem ministrada em 13 de julho de 2025
TEXTO BASE: 2 Coríntios 4:17-18 (ARA) - “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.”
Introdução
Uma das mentiras do diabo é fazer as pessoas acreditarem que é difícil ser abençoado ou ter orações respondidas quando enfrentamos dificuldades. Pensamos que, primeiro, precisamos vencer pecados e subjugar a carne para então sermos ouvidos por Deus. No entanto, na Nova Aliança, o sangue de Jesus já conquistou tudo por nós. É Ele quem nos qualifica para entrarmos na posse da herança. Se na Velha Aliança, com o sangue de animais, as orações eram respondidas, quanto mais agora, com o sangue do Filho de Deus.
1. Deus ouve nossas orações mesmo na tribulação
O Senhor ouve todas as nossas orações, mas isso não significa que a resposta se manifeste de imediato. Daniel, por exemplo, teve sua oração ouvida desde o primeiro dia, mas a resposta só se manifestou 21 dias depois (Dn 10:11-13). Vivemos num mundo caído e em guerra espiritual, mas Deus permanece atento. No deserto, quando o povo murmurou, vieram serpentes (Nm 21:6-8), mas ao clamarem, Deus não removeu as cobras — apenas as tornou inofensivas por meio da serpente de bronze.
Devemos estar conscientes de Cristo, e não do maligno. Tomando a armadura de Deus, apagamos todos os dardos inflamados do inimigo com o escudo da fé (Ef 6:16). As setas vêm constantemente, mas podemos resistir permanecendo em fé. Não precisamos saber qual demônio ou potestade está agindo, basta perguntar: “Estou permanecendo em fé?”
2. A provação aumenta o seu valor para Deus
Tiago 1:2-4 nos orienta a nos alegrarmos ao passarmos por várias provações, pois elas produzem perseverança. Se todas as respostas fossem imediatas, nossa fé não seria provada. A provação gera crescimento.
Em 1 Pedro 5:10, vemos que o Deus de toda graça nos aperfeiçoa depois de um breve sofrimento. Toda tribulação é temporária e sempre produz frutos. Após a prova, vem o aperfeiçoamento, o fortalecimento e o fundamento. Deus não é o causador do mal, mas Ele usa as tribulações para nos amadurecer.
3. A tribulação é apenas por um momento
Em 2 Coríntios 4:17-18, Paulo chama as tribulações de "leves e momentâneas", pois produzem um eterno peso de glória. Toda tribulação coopera para nosso bem (Rm 8:28) e nos torna mais parecidos com Cristo (Rm 8:29).
José, vendido pelos irmãos, foi traído e esquecido, mas Deus o elevou ao governo do Egito. Quando se reencontrou com seus irmãos, ele entendeu que tudo fazia parte de um plano maior. Ele não era mais apenas um sonhador — tornou-se um intérprete, alguém que compreende os significados espirituais das circunstâncias. A interpretação vem com maturidade e caráter provado.
Quando interpretamos corretamente o que vivemos, percebemos que Deus não nos abandona — Ele nos prepara. Cada tribulação vencida com fé nos aproxima mais do propósito.
Conclusão
Em 1 Coríntios 10:13, vemos que nenhuma tentação é maior do que podemos suportar, e Deus sempre dá o escape. Ele não nos abandona na tribulação. Se não houver porta, Ele cria uma.
Mesmo sem ver saída, confie: Deus é fiel. Toda provação é passageira, e há livramento garantido. Seja paciente. O escape vem. Você é grandemente abençoado, altamente favorecido e profundamente amado.

PIX
Cnpj: 41.173.370/0001-08
Instituição: Mercado Pago
Razão Social: Igreja Vida
Comentários